quarta-feira, 16 de maio de 2012

Motherboards



MOTHERBOARDS
É conhecida também por placa principal e é o componente mais importante pois interliga todos os outros componentes. Temos dois tipos de motherboards que são:
- Motherboard de sistema não integrado, é uma placa que os componentes são instalados à medida, são identificáveis pelos slots e permite uma configuração total à medida do utilizador.
- Motherboard de sistema integrado, compra mais barata e manutenção mais cara, os componentes são de origem da placa e na avaria da placa teremos que instalar outro componente externo ou até comprar uma nova.


FORMA E DESENHO DAS MOTHERBOARDS
- Motherboard AT, foi a primeira motherboard a ser fabricada pela IBM que teve como nome inicial, IBM AT;

- Motherboard ATX, surgiu depois da BABY AT devido ás suas limitações, no ângulo direito das placas de expansão facilitando a colocação das placas adicionais e o arrefecimento do CPU onde se situa e também os slots da memória RAM.

- Motherboard NLX, tem características especificas que, de lado, à medida da motherboard e noutra placa em posição perpendicular são acopladas as placas de expansão.







ARQUITECTURA DA MOTHERBOARD
A motherboard devido a ser um dispositivo de interligação de todo o hardware disponibiliza ligação à fonte de alimentação e slots de expansão.
Conforme as gerações de motherboards pode ter uma ficha de 20 contactos ou uma ficha com 20 contactos e uma ficha adicional de 4 contactos para a ligação da fonte de alimentação.


-Slots de expansão, aumenta as capacidades da motherboard e fazem parte integral da placa. Existem os seguintes slots:
ISA, Industry Standard Auchitecture, foi fabricada anterior a 1997, normalmente tem cor preta e duas zonas de encaixe, uma curta e uma comprida.

- PCI, Peripheral Componente Interconector só tem um encaixe curto e de cor branca.

- AGPAcelerated Graphics Port permita uma ligação directa da placa gráfica à memória e é habitualmente de cor castanha e mais pequeno que o slot PCI.

- PCI-EPCI Express são ranhuras que pretendem a ligação de outras placas de expansão, é o barramento mais utilizado e é o sucessor da AGP.




PORTAS DE COMUNICAÇÃO
São portas que permitem a entrada e saída de dados do computador e também conhecidas por portas de entrada e saída. Existem 5 tipos de portas que são:
- Porta AT, é uma porta da 1ª geração, tem um formato circular ½ de diâmetro e designada por DIN de 5 contactos. É designada para o rato e o teclado.

- Porta PS/2, é uma porta destinada ao rato e teclado, criada pela IBM e tem um formato circular com 6 contactos, também é da 2ª geração.


- Porta DB/Série, porta com formato diverso quanto ao número de ligações e tem ligação de orientação.

- Porta RJ-Série, Registered Jack é uma porta de telecomunicações e interligação de rede, é uma ficha de 4 contactos ou de 8.


- USB, Universal Serial Bus surgiu em 1997 e permite o reconhecimento de dispositivos, permitindo grande velocidade de transmissão de dados.













SOCKET
É dedicado à fixação do CPU é fácil de identificar e permite dois tipos de compatibilidade com a motherboard, a lógica e a física.





CONTROLADORES
Os controladores são fichas para discos rígidos e unidades de DVD/CD, comandos os discos e as unidades de leitura óptica dependendo do seu controlador integrado na motherboard, os controladores têm 3 tipos que são:
- SCSI, está em vias de desaparecimento devido à evolução do SATA, é mais rápida na transferência de dados e é tambem mais complexa.

- IDE, há algum tempo atrás permitia a ligação simultânea de quatro dispositivos, um master e um slave por cada controlador, quando as motherboards disponibilizavam dois controladores era a mais conhecida, no dia de hoje há motherboards que já não têm este controlador ou apenas um.

- SATA, por ser bastante rápida na transmissão de dados, configuração e instalação, ergueu-se e expulsou as outras para segundo plano e obrigando a muitas o seu abandono. É uma interface de 2ª geração.

Sem comentários:

Enviar um comentário