segunda-feira, 21 de maio de 2012

Discos Rígidos

DISCOS RÍGIDOS
O disco rígido pode ser: interno e externo. É uma unidade de armazenamento de dados e existem várias tecnologia móveis de armazenamento. Os discos rígidos têm capacidade de armazenamento, rotações por minuto e tempo de acesso.
Os discos têm três componentes críticos que são, o controlador, o disco e Host Adapter.



COMPONENTES DE UM DISCO RÍGIDO
- Prato - A informação é gravada em ambos os lados, têm um identificador que tem inicio em zero para os restantes pratos. São unidades de escrita e leitura que estão cobertos por película magnética.



- Braços - Têm um auxilio de posicionamento do mecanismo que faz com que se mova longitudinalmente, tendo cada um duas cabeças de leitura e gravação que corresponde à face superior e inferior do prato.



- Cabeça de leitura e gravação - É um componente instalado na face inferior e superior do braço, lê e grava os dados na superfície física de cada prato.




































- Motor de rotação - A velocidade influencia a rapidez da transferência de dados. É um componente que faz girar os pratos em torno de um eixo.


- Placa Principal - É praticamente chamada ''Motherboard do disco'', esta placa interliga todos os componentes do disco.



PROCESSOS DE GRAVAÇÃO
Cada face do prato tem a sua própria cabeça de gravação e leitura. À medida que todos os pratos rodam em simultâneo, a cabeça de leitura e gravação instalada em cada face da extremidade de cada braço, percorre a sua superfície e grava a informação onde encontrar espaço livre, através da magnetização e desmagnetização da película que cobre a superfície do prato, alterando o seu estado de zero (0) para um (1) ou vice versa.




DIVISÃO DE PRATOS
Para que o disco receba dados tem que ter a divisão lógica da sua estrutura. A divisão dos pratos consiste em:


- Pistas - São conhecidos também por tracks, consiste em “desenhar” circunferências dispersas pela superfície de cada prato.


- Sectores - Consiste em dividir o disco que só podem ir até 512 bytes.


- Clusters - Consiste no agrupamento de sectores, é uma operação realizada pelo utilizador(melhor o SO) durante a formatação do disco. Os clusters são maiores ou menores segundo o SO utilizado.


- Cilindros - Conjunto de pisas, que estão numeradas de zero a nove, de dentro para fora nos dois lados dos pratos. O cilindro zero é contituido pelas pistas zero de todos os pratos.


- Capacidade de disco - Calculada através da multiplicação de 512 bytes, pelo nº de cilindros, nº de cabeças de leitura de gravação e nº de sectores.


- Área de gravação - Zona cujo endereço é composto pelos números do prato, da pista e do sector.






RENDIMENTO DO DISCO
Para apuramento do rendimento final do disco é preciso conjugação das seguintes especificações:
- Tempo de procura;
- Latência;
- Tempo de acesso;
- Velocidade de rotação.




MBR - Master Boot Record
Onde é gravado o código de arranque, chamado boot e controla o carregamento do sistema operativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário